Galeria de Arte AFK

 "Encenação e Revelação"  

Galeria Arte AFK, Lisboa

 

 

Exposição Fotografia

 

 

12 Julho - 20 Setembro 2013

 

 

 

Christy Lee Rogers

 

DDiArte

 

Dean West

 

José de Almeida

 

M. Cochofel

 

Manuel Sousa

 

Olga Zavershinskaya

 

Peter Kemp 

 

Sylwia Makris

 

 

 

A encenação no acto fotográfico, persiste na história e teoria da Fotografia desde os seus primórdios. Suscitada por questões técnicas, explorada em narrativas ou alegorias no século XIX a efeitos pictorialistas; conjugada na manipulação da “Nova Visão” e no trabalho anti estético das vanguardas da primeira metade do século XX; às últimas décadas do século passado, questionando a autenticidade da narrativa e como crítica pós-moderna politizada, próxima do feminismo e influenciada pelo pós estruturalismo. Para nomear apenas alguns terrenos e períodos férteis de conceitos, “géneros” e “tipologias”fotográficos.

 

Distante da “especificidade do medium” (Greenberg) e história moderna advogada por Newhall e Szarkowski na vertente documental, a encenação na fotografia contemporânea e suas ramificações, levantaram questões sobre a metáfora do “espelho”, jogando com as dicotomias de significados de “representação” fotográfica.

 

Desde o seu uso prosaico até às ramificações na teoria de Arte, a “encenação” como possibilidade de espaço performativo, biográfico, cénico e simbólico, tem sido palco privilegiado de revelação “convulsiva”. Nas estratégias de “encenação” há um diálogo que “recicla” a arte e próprio processo criativo contemporâneo. Parafraseando Müller-Pohle, na “encenação” se revelam as imagens das estratégias do futuro. / Filipe Sousa

 

Galeria de Arte AFK

Rua Professor Fernando Fonseca, 21A

1600-616, Lisboa - Portugal

www.arteafk.com