Galeria de Arte AFK

DDiArte

Fotografia

7 Dezembro 2012 - 7 Janeiro 2013

Exposição

“DDiArte”

 

Depois das seis medalhas de ouro conquistadas num dos mais relevantes concursos internacionais (Trierenberg Super Circuit, 2012), a dupla de artistas madeirenses DDiArte, formada por Zé Diogo e Diamantino Jesus, expõem na recentemente inaugurada Galeria de Arte AFK em Lisboa. 

 

A exposição que decorre de 7 de Dezembro a 7 de Janeiro, apresenta para além de obras já premiadas como “Cupido´s Playground”, três obras inéditas: “Sonho de Dante”, “Sacrifício” e “ Corruptela”. 

 

Obra incontornável na Fotografia contemporânea, o trabalho de “manipulação” fotográfica de DDiArte, surge subordinada à ideia de “verosimilitude irredutível” (Fontcuberta). O “instante” fotográfico é expandido para a “edição” da imagem, que se torna componente temporal implícito da representação. Nessas barrocas composições dinâmicas, a consumação de signos, a exaltação do corpo e do erotismo, nos tornam cúmplices da sobreposição de ficção e “efeito do real” (Barthes).

 

As reinterpretações simbólicas de DDiArte,  de imaginários mitológicos, iconografia cristã, numa justaposição de referências da literatura e história da arte, vinculam-se a propostas artísticas contemporâneas numa encenação e manipulação subversiva impregnada de sátira, de humor, de bizarro, de paródia, às referências “Camp”, Pop, “Kitsch” e surrealistas, à própria representação "estetizante" e sarcástica da(s) “identidade(s)” pós moderna. / Filipe Sousa

Galeria de Arte AFK

Rua Professor Fernando Fonseca, 21A

1600-616, Lisboa - Portugal

www.arteafk.com